Wireless – Poluição RF

O objetivo desta matéria é ajudar toda e qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, que use o sistema de transmissão de dados wireless (via rádio), pois hoje o maior inimigo deste sistema é a poluição de RF (ruído ou batimento).

A transmissão de dados via rádio no Brasil vem se expandindo geometricamente na freqüência de 2.4 Ghz, o que esta ocasionando uma total poluição de RF, que aparece na forma de ruído ou batimento.

Por falta de maiores conhecimentos sobre o assunto, tem se aumentado indiscriminadamente a potência de transmissão, seja através da troca por equipamentos de maior potência ou pelo uso de amplificadores, aumentando cada vez mais a poluição de RF, tornando-se quase impossível em certas regiões obter-se um sinal com o mínimo de qualidade necessário para o uso do sistema. Muitos estão migrando para a freqüência de 5.8 Ghz, na tentativa de melhorar o sinal, principalmente em links ponto a ponto, mas os equipamentos para esta freqüência têm um custo muito elevado, (quase três vezes mais que os de 2.4 Ghz), tornando quase inviável seu uso comercialmente.

Não fosse isto, já estaríamos com problemas também nesta freqüência, alias, já estamos cometendo os mesmos erros no uso de 5.8 Ghz, ou seja, aumento de potência com a intenção de melhorar o sinal. Tal procedimento, com certeza nos levará aos mesmos problemas hoje existentes com a freqüência de 2.4 Ghz.

Leia mais no link abaixo:
Fonte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: